segunda-feira, 13 de agosto de 2007

A Respeito da Salvação

Jesus deixa claro o que é necessário para a "salvação". Ele não salvou ninguém. Ele deixou o seu exemplo e suas palavras para serem seguidos. Isso não o diminui, pelo contrário, mostra o Espírito que nasceu como nós, muito antes dessa galáxia existir, que venceu todas as atribulações que estamos passando e VENCEU o mundo. Não adianta pertencer a alguma Igreja ou por ter fé, ou por se arrepender de ser pecador ou crer em Jesus como salvador adorando-o, etc.,
Quem não praticar os ensinos de Jesus, não colherá nada, não se transformará, não se aproximará do Pai. E não é porque Jesus nos condiciona a isso, mas porque ele representa a Verdade, representa o caminho perfeito para isso. É simplesmente Lei de causa e efeito.
Leia em Mateus 25: 31 a 46. "Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes."
Jesus deixa evidentemente claro aqui que a salvação não é pela Igreja nem pela fé, e sim pela obras praticadas a favor do próximo (CARIDADE ou amor ativo e consequente, doador sem esperar recompensa alguma), isto é, seguir os exemplo que ele deixou.
Ele reafirma esta idéia com a Parábola do bom Samaritano. O samaritano era considerado herege, pelos religiosos que passaram a passos largos diante do homem caído à beira da estrada, entretanto é o exemplo dele que Jesus recomenda seguir. Foi justamente este bondoso samaritano que, com obras (CARIDADE), provou que tinha mais fé que os outros dois.
Paulo exorta a Timóteo a praticar boas obras a favor de todos: amor altruísta!
Tiago 2, 14-17: Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras (CARIDADE ou amor ativo e consequente, doador sem esperar recompensa alguma), é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
Ao concluir dizendo "mostrarei a minha fé pelas minhas obras", Tiago traz o conceito de que é necessário ter uma fé OPERANTE. A fé se mostra nas obras que realiza. Que adianta ter fé se o irmão ao seu lado passa fome? É o questionamento incontestável de Tiago para os que dizem que apenas a fé é que salva. Aliás, não tem o menor sentido e só ee coerente com o dogma romano que não se sustenta lido por completo, sem separar partes.
Tiago 1, 22-27: E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta (CARIDADE): Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.
Tiago 2, 26: Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta
1 Pedro 4, 7-11: Mas, sobretudo, tende ardente CARIDADE uns para com os outros; porque o CARIDADE cobrirá a multidão de pecados.
1 João 3, 17-18: Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.
Todos os textos acima, não deixam dúvidas de que a Caridade, não este dogma da Igreja, que aproximam o homem da salvação.

Nenhum comentário: