quarta-feira, 15 de agosto de 2007

O Outro Jesus segundo os Apócrifos

Inicio hoje a leitura desse livro que tem chamado minha atenção e finalmente comprei com mais 3. Não gosto de falar de livros que não li por completo, mas...
O Livro é de Antonio Piñero ,catedrático de Filologia Neotestamentária da Universidade Complutense de Madri, especializado en "Língua e literatura do cristianismo primitivo"
· Autor de textos sobre Novo Testamento e cristianismo primitivo.
"Orígenes del cristianismo"
"Guía para entender el Nuevo Testamento"
"Biblia y Helenismo: pensamiento griego y formación del cristianismo"
· Autor de unos cuarenta artículos científicos sobre judaísmo, Antiguo y Nuevo Testamento y cristianismo primitivo en revistas nacionales y extranjeras
· Tradutor de umas quince obras sobre Novo Testamento y cristianismo antigo
· Editor e tradutor de textos antigos (Apócrifos do Antigo Testamento; Textos coptos gnósticos de Nag Hammadi, descobertos en 1945; Atos apócrifos dos Apóstolos)
e é responsável pela edição monumental de Apócrifos del Antiquo Testamento, dirigida por A. Díez Macho.


Sinopse:

As lacunas deixadas pelos Evangelhos canônicos sobre a vida de Jesus já foram assunto de muitas especulações, e páginas e páginas foram impressas na tentativa de preenchê-las.Documentos de venerável antiguidade, não aceitos oficialmente nos primórdios da Igreja, vêm aparecendo cada vez mais em público e despertam o interesse pelas informações antes inéditas, atraindo por sua beleza e riqueza de detalhes. São os chamados Apócrifos. A Partir de documentos não canônicos aparece O Outro Jesus para preencher essas lacunas, oferecendo uma visão mais completa da vida e obra deste Ser que há dois mil anos nos fala aos corações e aos ouvidos sobre a Vida.




Pelas primeiras páginas, nessa costura que o autor faz, juntando os pedaços entre os apócrifos onde se combinam e se completam com coerência, e pelo cuidado de citar cada fonte, minha primeira impressão é que se trata de um belo livro.

Um comentário:

Erick disse...

Li esse livro entre 2000/2001. realmente, trata-se de um livro muito sério. Alguns católicos e evangélicos não estão prontos para ver as verdades que o autor fala [devidamente citadas as referências]. Recomendo a todos!