quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Se eu quiser falar com Deus

Vou começar esta crônica com uma afirmação que é muito debatida nos meios religiosos, principalmente os ortodoxos.
Todo ser humano é um ser religioso por natureza. Religião é uma palavra que vem do latim religare e significa religar o homem a Deus, isto é, fazer com que o homem volte-se para um ser supremo, soberano e divino que é denominado por todos, universalmente, como Deus.
Esta afirmação é muito questionada por muitos líderes religiosos, porque eles dizem que o homem só pode encontrar a Deus por intermédio deles. Dizem também que só eles sabem como fazer este reencontro. Eles criam meios, métodos e regras que devem ser seguidos a fim de que o homem se reencontre com Deus. Mas se um destes itens for ignorado o homem não pode reencontrar-se com Deus e muito menos falar com ele. Neste mundo em que se vive, falar com Deus é um luxo que poucos têm.
Há uma música, muito bonita, do Gilberto Gil, que tem como título Se eu quiser falar com Deus. Nela Gilberto Gil diz uma série de coisas que ele precisa fazer para ter esta conversa com Deus. Entre essas coisas estão: ficar a sós, apagar a luz, calar a voz, verter a culpa, desatar os nós e etc.
Na verdade, ele quer dizer que é preciso que o homem desprenda-se do mundo que vive, das coisas que o atrapalham e olhe para dentro de si mesmo. Busque algo no seu íntimo que lhe dá livre acesso para falar com Deus.
Entretanto, antes desta música fazer sucesso no Brasil, alguém já havia falado qual é a melhor forma de falar com Deus. Foi Jesus quem disse qual é a melhor maneira de falar com Deus. Até parece que ele dá um método com regras também, mas não é. Ele diz quais são os princípios a serem tomados para falar com Deus e este se encontra na Bíblia, no evangelho de Mateus capítulo 6 versículo 6: mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, fala a teu pai que está em secreto; e teu pai, que tudo vê em secreto, te recompensará.
É desta forma que deve ser feito. Jesus ensina a entrar num lugar tranqüilo, onde o ser humano é humano; você é você, eu sou eu. Um lugar onde Deus pode vê-lo e você a ele. Por isso ele diz que se deve entrar num quarto e falar com Deus, porque Deus sempre está no lugar mais íntimo e secreto do ser humano. Deus está sempre lá esperando que alguém entre para conversar, bater um bom papo, ou como diria a minha avó: levar um dedo de prosa. Este é um lugar onde o ser humano volta às suas origens, livra-se das suas máscaras, das suas defesas e volta a ser um humano. Deus quer falar com o interior do homem e não com o exterior, afinal ele é espírito e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade (João 4.24). Deus quer conversar com o ser humano, quando ele é o mais humano possível.
Isto me lembra de uma história do Cebolinha, em quadrinho, que durante todo o dia procurou a Deus. Ele gritava por Deus em vários lugares procurando-o. Ele o procurou em vários lugares: montanhas, lagos, campos, igrejas, árvores e etc, mas não o encontrou. Voltou para casa triste, abatido e cansado. Deitou-se e foi dormir. Entretanto foi neste momento que Deus apareceu e disse que estava ali onde ele sempre estivera, no silêncio do quarto, na noite tranqüila de sono, quando o homem volta a ser criança.
Lembre-se, que para falar com Deus basta apenas, procurar um momento para ficar a sós e deixar que o seu íntimo, seu interior, seu coração o busque, que você seja você mesmo, que você volte a ser criança e assim você baterá um longo e gostoso papo com Deus, um belo dedo de prosa.

4 comentários:

Vince disse...

O Tione, que belo texto!
É verdade, Deus está em todo lugar e dentro de nós, só precisamos encontrar um momento onde possamos ter esse dedo de prosa.Não precisamos de nada e ninguém é melhor que a gente para esse encontro.

Moisés Nascimento disse...

Entrar no silêncio. Algo tão simples- como tudo que Jesus pregou, porém, para muitos, não serve, pois, ninguém percebe.

Melhor eh gritar, fazer cara de mal e chorar em público. Assim os outros dizem:

_ Eitha, esse cara desafio até o demo.

Pena que esses não sabem, ou finge não saber, que essas atitudes, querer aparecer, rouba a atenção que era pra ser direcionada somente a Deus, sem interferências e sem ruídos.

Belo Texto, Tione.

Éverton Vidal Azevedo disse...

Belíssimo texto! Depois dessa, chegando em casa vou ouvir "Se eu quiser falar com Deus" e meditar.

Abraços!

Bruno Vox disse...

Muito bom o texto mesmo...