quinta-feira, 18 de outubro de 2007

A magia de um livro

Uma reunião de folhas impressas de uma obra intelectual, presas por um lado e montadas em capa, torna-se num livro. Pelo menos, este é o significado dado pelo dicionário da língua portuguesa, do Sr. Aurélio Buarque de Holanda Ferreira.
Existem livros dos mais diversos tamanhos, tipos, formas, cores e estilos. Mesmo alguns sendo pequenos os seus conteúdos são imensuráveis.
Há livros pequenos com letras grandes e grandes com letras pequenas. Livros para transformar adultos em crianças e para formar crianças em adultos. Livros poéticos que sensibilizam os cientistas e científicos que ensinam aos poetas. Livros que ensinam como rezar para afugentar coisas ruins e que ensinam como rezar para trazer coisas ruins.
Existem os apaixonados pelos livros e os livros que fazem apaixonar.
É por isso que ao ler um livro, o leitor é capaz de aguçar todos os seus sentidos e sentimentos. Mexer com as suas emoções e relaxar. Despertar um gigante adormecido, o amor.
É fascinante observar como o leitor consegue absorver tantas informações apenas pelo olhar, principalmente quando este está inserido e concentrado no conteúdo de um livro.
Através de um livro, o leitor, pode ser levado ao mais infinito e recôndito da imensidão do universo. Participar de uma terrível, sangrenta e dolorosa guerra, até mesmo de uma guerra atômica, sem ser ferido. Conviver com os mais diversos personagens, que são pessoas fictícias, de uma forma tão íntima, sem nunca tê-los visto.
Através de um livro uma pessoa pode tornar-se imortal, eterna, mesmo sendo o maior ateu.
Pode-se voar nas asas de uma águia e observar, do alto, a beleza inexpressiva das águas verdes dos oceanos. Sentir o frio ou o calor. Conhecer lugares lindos que sempre foram idealizados no inconsciente, mas que até então eram pura utopia.
O leitor é capaz de apaixonar-se, amar sem ser correspondido e, não sofrer; sofrer sem amar e ser correspondido.
Há livros que servem para fazer dormir uma criança e fazer sonhar um adulto.
Dizem que há livros perigosos, de magia negra, que faz muito mal às pessoas, mas também que há livros que fazem bem a alma e dão vontade de lê-los todos os dias.
Algumas pessoas dizem que há livros que 'são de cabeceira' (da cama), porém há outros que são o alicerce de toda a casa.
Ler um livro é sinônimo de adquirir inteligência, de atualização, de ampliação do vocabulário e do conhecimento.
O leitor conhece intimidades, admira, critica e qualifica pessoas que viveram há muitos séculos atrás e ainda, têm-nas como seus ídolos. Cria, recria e faz novas filosofias. Traça metas e objetivos para a sua vida, contrariando todos os princípios que formulou desde a sua infância. Tudo isto através de um simples livro.
É possível ouvir o barulho das águas de um riacho. Sentir a brisa. Sentir o cheiro da fumaça e imaginar uma cabana no alto de uma colina. Sentir a dor da perda de um ente querido que nem é seu parente, muito menos seu conhecido.
Através de um livro é possível sentir o perfume das flores de um belo jardim, juntamente com os sons de todo o tipo de vida que ali possa existir. Mas todos os livros têm um único objetivo, que é transportar o seu leitor a lugares sem que saia de onde está. Isto faz parte da magia do livro, trabalhar com o pensamento do seu leitor e convidá-lo a uma viagem fantástica.
Quem nunca quis ter uma biblioteca na sua casa? Uma sala com a parede repleta de livros?
Quem nunca leu, ou não tem nem um livro em sua casa?
O livro é o hobby de muitos ricos e a riqueza de muitos pobres.
É interessante saber que os primeiros livros que surgiram e tem-se notícia, foram livros feitos de peles de animais e costurados. Com o passar do tempo estes livros começaram a ser feitos com uma matéria-prima, a árvore. É da árvore que sai o papel e os livros são feitos da reunião de folhas de papéis impressas. Como foi dito acima, através da definição encontrada no dicionário.
Talvez esta seja a explicação da magia, do poder mágico, existente num livro, ele começa e termina onde foi feito.
É, realmente o livro tem poderes mágicos, ou melhor, seria dizer que o livro é algo divino.
Afinal, é através de um livro que se tem conhecimento de um ser supremo, soberano, criador, que se torna o protótipo de todo o pai desejado pelos filhos. Um pai com qualidades maternas.
Dizem que o mundo foi criado a partir de um maravilhoso e agradabilíssimo jardim, e os jardins contêm muitas árvores. Este jardim que possuía todas as coisas boas desejadas pelo ser humano e foi feito com muito amor. Um amor materno e com muita dedicação.
Aqui está a magia de um livro!
A magia de um livro não consiste apenas transportar o seu leitor a lugares longínquos sem que saia de onde está, mas retornar ao jardim, que foi criado por um ser divino e supremo. Entretanto tudo isso que foi gerado, no princípio, neste jardim estava escrito dentro de um rústico, porém lindo; velho, porém atual; empoeirado mas muito usado; fabuloso e fantástico; mágico e divino, UM LIVRO.

2 comentários:

Vince disse...

Incrívelmente poético! Minha primeira madrugada em claro, ainda criança, perdendo completamente a hora aconteceu quando li um livro. Era de Charles Dickens, as Aventuras do Sr. Pickwick. Desde então sempre gostei de ler.
E Realmente, não dá pra negar o poder do livro. Nos molda, nos fazemos outros e assim vai. Eles caminham junto com a vida.
Parabéns pelo belíssimo texto, agora vou ler um livro.

Tabita Said disse...

Espero que este post tenha apenas um comentário por conta da sensação lânguida e elevada que ele causa aos seus leitores. Tomara ainda que ele tenha sido lido centenas de vezes por centenas de pessoas que, ruborizadas por verem traduzidos em palavras seus pensamentos e paisagens mentais escondidos nos recônditos mais profundos da alma, tenham perdido as palavras. Tomara.