segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Criando Deus



"A dualidade da natureza de Cristo,
a necessidade, tão humana, tão sobre-humana, do homem de atingir Deus,
tem sido um mistério profundo e insondável para mim.
Minha principal angústia e a fonte de todas as minhas alegrias e sofrimentos desde a juventude tem sido a incessante, impiedosa batalha entre o espírito e a carne... e minha alma é a arena onde esses dois exércitos têm lutado".
Nikos Kazantzakis


Por que procuramos entender a divindade de Jesus?
A humanidade em seus primórdios tendeu sempre a endeusar algum ser que os proteja ou garanta órdem. Isso é latente, já nascemos com esse conceito, sendo protegidos por nossos pais. Os animais aprendem desde cedo a reconhecer o que lhes é bom e o que devem temer pelos seus pais.
Assim se constroem deuses materiais ou espirituais. Como materiais, construiu-se totens e espirituais os mitos. Mas é tudo a mesma coisa.

Na minha opinião pessoal, isso pra nada serve e acredito que o homem, conforme aprende a reconhecer sua responsabilidade no mundo, assume para si o papel de deus que lhe cabe. Como deus que é, seus atos geram conseqüências e se o mundo não é perfeito, é responsável. Homens constroem coisas que beneficiam a todos. Homens constroem idéias que melhoram ou pioram nossas vidas. Homens constroem deuses também para justificar sua covardia ou inanição ou para terem seus pais que os protegem.
Jesus foi um grande exemplo de homem e endeusá-lo foi mais prejudicial que benéfico na minha opinião. Pode um deus ser exemplo para um homem?
Um homem pode ser exemplo para outro. Jesus homem poderia nos inspirar a aceitarmos nossa cruz, ou seja, nossas dificuldades, e segui-lo, a seguir seu exemplo com coragem e determinação e compreender que o dia que cada um de nós entender nossa responsabilidade no mundo e nossa integração, passaremos a pensar mais no próximo e fazer a ele o que esperamos que o próximo nos faça. Poderemos cuidar melhor do nosso planeta, a pensar em melhorar a igualdade social em vez de aumentarmos os muros de nossas casas.
Enfim, a procura do Deus Jesus para a nossa salvação nos faz na verdade nos perder, pois ao pensarmos em nós em primeiro lugar, construímos um mundo onde cada um procura o melhor para si e um mundo assim nos dá em troca a disputa que nos faz lamentar e precisar de quem nos proteja, um deus. Assim construímos um totem ou damos o nome de um já inventado.


"...nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou."

με ο πατηρ μου ταυτα λαλω
João 8:28

Nós, como irmãos de Jesus, somos filhos do mesmo Pai. Podemos fazer igual ou até mais que ele. Se ele é Deus, nós também somos.

Um comentário:

Éverton disse...

Os escritores bíblicos procuraram afirmar através de formas variadas o que de certa forma estava além de sua capacidade de duvidar, que eles acreditavam ter encontrado Deus em-e-através da vida de Jesus.

Agora... Ele Era Deus? Ele nao era Deus?

Acredito que há coisas que nao podem ser provadas, apenas "provadas", é uma questao de fé.

God... God?
Thinking about God in your life? Or thinking about living God?

rs

Pensarei sobre seu texto.
Um forte abraço.
Inté!