sábado, 1 de setembro de 2007

A fé que depende da ressurreição

Muito me pergunto sobre a fé apoiada na ressurreição de Jesus. Fico espantado como se precisa de um milagre para validar o que Jesus nos trouxe. Penso que se Jesus se tornasse um ladrão bêbado e assassino um dia depois de ter feito o Sermão da Montanha, o que disse lá seria suficiente para mim e levaria para a minha vida, simplesmente bastaria. Não acho que Jesus ressuscitar tenha um peso tão significativo, como algo que substitui toda a sua passagem, que aliás fica em segundo plano, pois a ressurreição basta para quem assim acredita, afinal, ressucitando se tornou deus e acreditar nisso é a porta para a Salvação, como se estivéssemos perdidos e ele, mesmo com todo o exemplo para colocar por terra essa crença, contestada na própria bíblia, fosse um egocêntrico que precisasse disso.

Necessitar desse milagre demonstra que o seu exemplo depende disso. Mas já que se precisa dessa autoridade, será que morrer por isso já não bastaria?

Vejo assim tudo o que Jesus falou como mera estória que justifique o que realmente interessa: dar pretexto para morrer e ressuscitar, para assim fazer por nós aquilo que virou essa justificativa. Ser cristão se tornou algo muito cômodo. Cômodo como a petulância de julgar os outros, acreditando assim que se elevam perante os "incrédulos". Cômodo como idolatrar um totem em vez de ver que esse "totem" é o maior exemplo de amor ao próximo que pisou na Terra e isso deveria ser maior que essa idolatria sem sentido e ser assim um caminho a se viver.

Jesus não é a meta, é o Caminho

É uma pena que o Sermão da Montanha valha menos que esse pseudo milagre, pois veriam que ser pobre de espírito é outra coisa e não isso que cristãos tem se transformado.

Então sobra a pergunta: Se pelo fruto se conhece a árvore, que fazem abrir mão da vida para apenas tirar as pessoas do sol da vida para secarem sob a sombra dessa árvore?

PS: Este blog traz uma enquete a respeito da ressurreição. Vote!

Um comentário:

Lau Verrengia disse...

O que deveria bastar é a VIDA de Jesus e os exemplos tão bonitos que Ele nos deixou.
A morte e o sofrimento deveriam ser esquecidos, não é o mais importante (pelo menos não deveria ser).
Se Jesus ressuscitou ou não, tanto faz, afinal, é seu exemplo que devemos seguir, é nisso que devemos nos apoiar.
Por que dar tanta importância a matéria, a carne? Em algum momento Jesus pediu isso ou disse que nossa Vida não é nesse mundo (carnal) e sim ESPIRITUAL?
"Meu reino não é deste mundo."
"Espírito e vida."
Por que MILAGRE?
Não existe milagre MAIOR que a VIDA.
Por que o SOBRENATURAL?
Quando entendemos que Jesus é um ser humano NORMAL, como todos, O sentimos mais próximo de nós e podemos REALMENTE segui-lo, pois sabemos que um dia faremos tudo que Ele fez e até mais. Não há distância entre Ele e nós.