sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Carta ao Papa Dâmaso


São Jerônimo, a pedido do Papa Dâmaso, traduziu do grego para o latim a Bíblia que se chamou a Vulgata Latina. Que é a Bíblia para nós, o povo, e serve de referência para as traduções das outras.
São Jerônimo escreveu ao Papa Dâmaso, a respeito da tradução.
Eis o conteúdo da carta:

Caravaggio



"Da velha Obra me obrigais a fazer nova Obra. Quereis que, de alguma sorte, me coloque como árbitro entre os exemplares das Escrituras que estão dispersos por todo mundo, e, como diferem entre si, que eu distinga os que estão de acordo com o verdadeiro Texto Grego. É um piedoso trabalho, mas é também um perigoso arrojo, da parte de quem deve ser por todos julgado, julgar ele mesmo os outros, querer mudar a língua de um velho e conduzir à infância o mundo já envelhecido.

Qual, de fato, o sábio e mesmo o ignorante que, desde que tiver nas mãos um exemplar ( novo ), depois de o haver percorrido apenas uma vez, vendo que se acha em desacordo com o que está habituado a ler, não se ponha imediatamente a clamar que eu sou um “sacrílego”, um falsário, porque terei tido a audácia de acrescentar, substituir e corrigir alguma coisa nos antigos Livros ?

Um duplo motivo me consola dessa acusação : O primeiro é que Vós, que sois o Soberano Pontíficie, me ordenais que o faça ; O segundo é que a verdade não poderia existir em coisas que divergem, mesmo quando tivessem elas por si a aprovação dos maus."

3 comentários:

Anonymous disse...

PROVA QUE O NOVO TESTAMENTO É UMA GRANDE FARSA, ESTORIA DA CAROUXINHA PRA ENGANAR OS LEIGOS

Anonymous disse...

Tempo do fim

Nestes dias, tempo do fim, os homens lançam mão de todos os recursos possíveis para identificarem o que virá pelo futuro, diante das inúmeras catástrofes que ocorrem nos dias atuais. A contaminação do ar, do espaço aéreo, do aquecimento global, a contaminação das águas, o lixo doméstico, e o lixo atômico. Esses fatos ninguém pode negar, já que a característica do homem, sem exceção é produzir lixo. Em meados de 2008 a Itália sofreu uma séria crise do lixo, onde se podia ver praças, ruas e avenidas com verdadeiras montanhas de lixo. Inegavelmente aí está o futuro da humanidade. Já que estamos falando da grande proporção de lixo produzido pelo homem, isso me traz a memória o grande e emaranhado complexo das religiões, onde seus lideres com os sagrados escritos nas mãos, dão vazão a vaidade de seu ego mesquinho, na tentativa de se passarem por justos, porém desconhecendo totalmente seu conteúdo. Da mesma forma a classe cientifica vive em busca de solução para os graves problemas que cercam a humanidade, mas não indo além de apalpadelas. Sendo assim, com os sagrados escritos na mão, dou graças ao Eterno pela grande fome que sobrevirá sobre a humanidade sem exceção. Também dou graças ao Eterno pela contaminação das águas que os homens têm patrocinado, e que os mesmos andarão de um lado para outro em busca de água potável, mas não encontrarão, já que as águas se tornarão amargas (venenosas) e em sangue assim como ocorreu nas pragas do Egito. Dou graças ao Eterno também pelo ar contaminado que os homens terão que respirar e agonizarem sob o efeito daquilo que criaram. Dou graças também pelo grande aquecimento do planeta pelo efeito estufa, o qual martirizará o homem produzindo angústia e sofrimento. Dou graças ao Eterno também pelas tempestades, pelos terremotos pela seca que impedirá a produção de alimentos, por mais que haja recurso da ciência. Dou graças também pelas novas doenças que sobrevirão sobre a humanidade, chagas incuráveis na forma de praga. Alguém diria: esse homem diz loucuras! Contudo digo: isso é profecia, as quais os homens nestes dias não dão a mínima importância, porque assim é mister que seja. Dou graças também pela guerra na palestina entre Israel e os que o cercam, porque esta guerra começou no ventre de Rebeca e como uma Pira acesa a manterá até a eclosão da III guerra mundial, onde grande parte da humanidade pagará pelos seus feitos com a própria vida assim como foi nos dias de Noé. E se dará a implantação do reino messiânico na terra, dando fim com a grande farsa religiosa ora existente. Tudo que o homem fizer na tentativa de reverter à situação atual da terra será inútil, porque graças a Deus as profecias se cumprem. O cumprimento das mesmas será o salário a uma sociedade corrompida e maléfica.

Israel pecou grande foi à conseqüência conforme Ezequiel 7.
Os gentios pecam grande será a conseqüência conforme Apocalipse 16.


O mensageiro

Terça-feira, 24 de junho de 2008

Anonymous disse...

Muito conveniente.....

"O cumprimento das mesmas será o salário a uma sociedade corrompida e maléfica."

Esqueceu que, além de tudo isso, ela é RELIGIOSA também; não tente tirar o de vocês da reta, com seu palavreado florido não.......

Daqui à pouco vão querer botar a culpa de tudo nos ateus, "ampla maioria do mundo".......

Haja hipocrisia......